Carta às 7 Igrejas da Ásia
SHEKINAH THEOLOGICAL INSTITUTE
1. Éfeso (desejável)
Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era uma próspera comunidade urbana. No final do primeiro século D.C. era a quarta maior cidade do Império Romano. Os romanos fizeram de Éfeso o centro administrativo da província da Ásia. O governador e outros oficiais de Roma entravam na província através do porto e conduziam muitos dos seus negócios na cidade. Renomados santuários religiosos, como o espaçoso teatro, e elegantes prédios públicos deram a Éfeso uma lugar integral na vida cultural de toda região. Na metade do primeiro século D.C., Paulo trabalhou em Éfeso por diversos anos.
2. Esmirna (perfume suave)
smirna era a principal cidade que disputava com Éfeso e Pérgamo a fama de ser chamada de maior cidade da Ásia. Ruas e edifícios se estendiam através do litoral que circundava as montanhas. Fontes emanavam com águas do aqueduto da cidade. Um teatro ficava numa das áreas mais altas da cidade e de lá se contemplava a parte mais baixa da cidade. Esmirna reivindica o título de berço do poeta Homero e construiu um relicário em sua honra. Uma biblioteca, ginásios, termas e um estádio contribuíam para a vida cultural de Esmirna. A cidade atraiu oradores, como Apolônio de Tyana no primeiro século, e outros renomados, no segundo século.
3. Pérgamo (elevação)
Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Está situada em um espaçoso vale, a 26 quilômetros do mar Egeu, naquilo que é hoje a Turquia. Séculos antes de Cristo, Pérgamo foi uma capital independente do império. Seus templos impressionantes, biblioteca e recursos médicos fizeram de Pérgamo um renomado centro cultural e político. No tempo em que o Apocalipse estava sendo escrito, Pérgamo tornou-se parte do império Romano, mas por causa da localização e importância, os Romanos usaram-na como centro administrativo da província da Ásia.
4. Sardes (cantico de alegria)
Sardes foi uma das cidades legendárias da Ásia Menor, onde hoje é a Turquia. No sétimo século a.C., Sardes foi a capital da Lídia. Ouro foi encontrado no rio próximo de Sardes e reis que moravam lá foram renomados por sua riqueza. Os persas capturaram Sardes no sexto século e fizeram dela um centro administrativo para a parte oeste do seu império. A famosa "estrada real" conectava Sardes com outras cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento, Sardes foi parte da província Romana da Ásia.
6. Filadélfia (amor fraternal)
Filadélfia fica num vale aos pés de um platô montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da antiga cidade. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu Reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodicéia ao sul. Nos tempos do novo testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério.
7. Laodicéia (povo do juizo)
Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodicéia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando.
OS 7 SELOS DO APOCALIPSE
“E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito ”por dentro e por fora, selado com sete selos”. Ap 5:1
Apocalipse é um livro de revelações feitas por Jesus. Os capítulos 4 e 5 são preparatórios para o desenvolvimento destas revelações. No 6 capítulo os selos começam a ser abertos. Cristo é o único que tem poder e autoridade para abrir esses selos.
O LIVRO E OS SETE SELOS – Ap 5:1
O livro dos sete selos é descrito como um rolo selado, ao longo de suas beiradas, com sete selos, dando a entender que estava tão fechado que somente um grande poder seria capaz de abri-lo. Ou, então, o próprio rolo se compunha de sete porções, cada um com seu próprio selo.
O PRIMEIRO SELO = O cavalo branco (conquista) Ap 6:1,2
Um homem montado num cavalo branco surgiu em cena. Há duas idéias sobre isto:
- Alguns acham que o homem montado no cavalo branco representa Cristo, 19:11-16
A cor branca sugere a pureza celestial; a coroa, a realeza; o arco representaria o seu modo de vencer os inimigos. O cavalo representa guerra, violência, tragédia, etc.;
2. Outros, julgam ser este homem o Anticristo, que imitará o verdadeiro Cristo com uma falsa pureza, falsa paz, usando seu arco, v. 2, um instrumento de longo alcance. Ele tentará persuadir todas nações. O texto diz "saiu vencendo e para vencer". Cristo, porém, já venceu e é vencedor. 5:5
SEGUNDO SELO = cavalo vermelho (guerra) capitulo 6:3,4
O segundo selo mostra um cavaleiro mais pomposo. Nada disse. Apenas cavalgou e permitiu que a cor de seu cavalo o identificasse. Foi-lhe concedido"tirar a paz da terra e levar os homens a se matarem uns aos outros". Vermelho é a cor do sangue, dando a entender derramamento de sangue. O sangue chegará até os freios dos cavalos, 14: 20
TERCEIRO SELO = o cavalo preto (fome) 6:5,6
Aberto o terceiro selo identificando o terceiro cavaleiro como sendo a fome. Nos tempos de guerra, escasseia o alimento e ele é racionado e pesado para cada família. Os preços dos gêneros de primeira necessidade se elevam assustadoramente; o preço do trigo para o pão; do óleo; do vinho, etc. A fome sempre vem na esteira da guerra. Jesus já havia predito isto: "haverá fome", Mt 24:7
QUARTO SELO = o cavalo amarelo (pestilência) 6:7,8
Um cavalo amarelo, pálido, entra em cena como uma figura hedionda. Seu nome é morte; e o Hades, a região dos mortos, vem atrás dele para apanhar sua presa. Foi-lhe dado o poder sobre a quarta parte da terra, podendo matar seus habitantes por todos os modos concebíveis. A peste sempre vem depois da guerra e da fome. Ele pode destruir mais vidas do que a própria guerra ou fome. Consegue deixar forte impressão de horror. Tudo o que foi apresentado - a conquista militar, a guerra, a fome e a peste - são manifestações da ira do Cordeiro, Ap 6:16,17, sobre os homens que ficarem na Grande Tribulação.
QUINTO SELO = o lamento dos mártires capitulo 6:9-11
Com a abertura do quinto selo, a cena se modifica. Até aqui vimos os meios pelos quais Deus exercerá seu julgamento. Agora, veremos a razão desse julgamento. Debaixo do altar, João vê "as almas dos que foram mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram". O altar é o lugar onde podemos aproximar de Deus. O Altar é o lugar onde Deus vem ao encontro das necessidades humanas. Quem são esses mártires? Possivelmente os judeus, juntamente com alguns crentes gentios, que serão levados a crer devido ao súbito desaparecimento da Igreja, Ap 3:10; 1Ts 1:10
Simbolicamente, esses mártires clamarão para que se vingue o sangue deles que foi derramado. Mas isto é um símbolo. Este parágrafo reflete a necessidade moral do julgamento. Deus não seria um Deus justo se deixasse sem vingança males tão grandes. A cada um deles se conferiu um vestido branco, símbolo de sua vitória e pureza, e se lhes diz que tenham paciência, pois o tempo ainda não está maduro para a retribuição de Deus; há outros que ainda irão sofrer como eles.
SEXTO SELO = terremoto e julgamentos 6:12-17
O texto fala do escurecimento do sol, a lua tornando-se em sangue, estrelas caindo do céu, ventos fortes, gentes de todas classes sociais escondendo-se em cavernas e rochas e clamando às montanhas que caiam sobre elas e assim as escondessem do rosto d'Aquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro. Ainda não está representando neste texto o juízo final. Apenas é um julgamento temporal por meio de calamidades naturais. Também viu outro anjo que subia da banda do sol nascente. Trazia o selo de Deus que indica posse e proteção, nas frontes dos judeus, 144.000, que se converterão no meio da Grande Tribulação com um grupo de gentios, v. 4-9.
Os pós-tribulacionistas (crença de que a Igreja passará pela grande Tribulação), asseguram que os 144.000 representam o Israel espiritual, a própria Igreja que será marcada por Deus para não sofrer na Grande Tribulação. A Igreja não passará pela Grande Tribulação. Nesta ocasião, estaremos nas bodas do Cordeiro. Mt 25:1-13; Ap 19:9
A partir do v. 9-17 percebemos os mártires sendo recebidos de vestiduras brancas, alvejadas no sangue do Cordeiro, diante do trono de Deus, não mais na terra, e servem a Deus continuamente.
Sétimo selo = o silêncio no céu e o incenso, 8: 1-5
O silêncio no céu tem sido interpretado de várias maneiras:
- Simbolizando o juízo dilatado, ou delongado e dramático.
- Simbolizando também um período de suspense, de expectativa, pelas coisas que ainda iriam acontecer.
- 3. Simbolizando também o momento em que os salvos, quando chegarem ao céu, ficarão perplexos, vislumbrando, atônitos as belezas daquilo que os olhos jamais viram, 1Co 2: 9. O incenso da vitória, 8:3-5, refere-se às orações de todos os santos.
Toda a cena dos versículos 3, 4 e 5 é um prelúdio das 7 Trombetas que começam a ser ouvidas.
COMO ENTENDER O LIVRO DO APOCALIPSE
O livro do Apocalipse não é um tesouro ancorado ao passado, nem um tabu indefinido na penumbra do futuro, fechado à percepção presente. O anjo de Deus ordenou que não fosse selado. Apocalipse 22:10
É um livro aberto especificamente para a nossa época. Apocalipse 22:10-12. Contém ainda a promessa de bênção especial para aqueles que o estudam e respeitam sua revelação.
COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE
- O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são? Apocalipse 1:1, 11, 19
1- Deus deu a revelação a ..........
2- Jesus Cristo a enviou por intermédio do
3- O anjo a notificou a .............
4- João recebeu ordem do que havia de mandar às sete ...........
5- Para mostrar as coisas que em breve devem acontecer ...............
Nota: João escreveu o livro de Apocalipse na Ilha de Patmos (Apocalipse 1:9 ), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Domiciano.
Por causa de sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de máxima segurança. João escreveu sob circunstancias difíceis e desanimadoras.
2. A quem Deus prometeu uma bênção especial? Apocalipse 1:3
"Bem-aventurados aqueles que ............... e aqueles que ............. e ...................... "
Nota: A razão principal da bênção aos que estudam e obedecem à Palavra de Deus é o seu conteúdo.
Jesus disse: "...e são elas mesmas que .............." João 5:39
3. Qual o método usado por Jesus para explicar a profecia? Lucas 24:27.
"E, começando por ............., discorrendo ........, expunha-lhes o que a Seu respeito constava ..............“
Nota: Jesus enfatiza o que já está escrito em outras partes da Bíblia. O Seu método, sem dúvida, é o correto; permitir que a Bíblia se explique a si mesma. A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento.
Os 27 livros dos Novo Testamento e os 39 do Antigo Testamento são citados em Apocalipse, e dos 404 versículos, 276 são citações de outros escritores da bíblia. Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.
COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS
4. Qual o método usado por Deus para dar João a revelação do Apocalipse? Apocalipse 1:11, 12
1- "O que ......... escreve..........“
2- "Voltei-me para ver ......... comigo e, voltado vi sete candeeiros de ouro."
Nota: No Apocalipse, Deus revelou a João coisas que ele via e ouvia. E assim, João informa as visões, e diz: "Eu vi" ou "olhei" e "ouvi", ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes.
No Apocalipse, Deus está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que Deus revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.
5. Por que Jesus ensinou com parábolas, e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos? São Lucas 8:10
"........ para que .......... Não ..........; e ........... Não ...............“
Nota: Jesus ensinou por parábolas para explicar as coisas espirituais.
No Apocalipse Deus, na Sua sabedoria, apresentou Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para "os Seus servos“. Apocalipse 1:1
Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Bíblia nos dá o seu significado.
Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Bíblia nos diga o que significam.
Escreva o significado encontrado ao lado de cada símbolo:
1- Animal: Daniel 7:23
2- Aguas: Apocalipse 17:15
3- Dia profético: Ezequiel 4:6, 7
A AUTORIDADE DA PROFECIA BÍBLICA
6. Quanta segurança existe na palavra profética? 2Pedro 1:16, 18,19
"Temos assim tanto mais ................. A palavra profética, e fazeis bem em atendê-la...............“
7. De que coisas Deus nos adverte ao interpretar a profecia?
1- 2Pedro 1:20 "Nenhuma ........ da Escritura provém de ..................“
2- Apocalipse 22:18, 19 "........... se alguém lhe fizer qualquer ..................... se alguém tirar qualquer coisa das .............. do livro, Deus tirará a sua parte da árvore da vida."
Nota: A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender algo. Para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada.
Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Isaias 29:10-14; Mateus 13:14
8. Quanto da Santa Escritura é inspirado? 2Timóteo 3:16 ....................................................
AS BÊNÇÃOS DO ESTUDO
9. Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que Deus nos dá em Seu Livro Sagrado? João 7:17.
"Se alguém quiser fazer a .........., conhecerá a respeito da .............., se ela é de ................ou se falo por Mim mesmo.”
10. Que promessa fez Jesus aos que obedecem? Apocalipse 3:10
"Eu te guardarei da hora da ...........que há de vir sobre o .................“
O PERSONAGEM CENTRAL DO APOCALIPSE
A palavra "Apocalipse" significa "revelar ou descobrir". O livro começa dizendo que é "a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Apocalipse 1:1 e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona.
Muitos ignoram que este herói é nosso Senhor Jesus Cristo, identificado por 38 nomes e títulos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referências a Sua sublime pessoa.
- Como o Apocalipse descreve a grandiosidade de nosso Senhor Jesus Cristo? Apocalipse 1:13-16
1- Como era a Sua roupa? Apocalipse 1:13
2- Como era o Seu cinto? Apocalipse 1:13
3- Como eram Seus cabelos? Apocalipse 1:14
4-Como eram Seus olhos? Apocalipse 1:14
5- Como eram Seus pés? Apocalipse 1:15
6- Como era a Sua voz? Apocalipse 1:15
7- Como era Seu rosto? Apocalipse 1:16
Nota: Daniel 10:5-9 e comparando com Apocalipse 1:17 , você notará o tremendo impacto que causou ao profeta Daniel e ao apóstolo João a magnificência do Senhor Jesus.
NOSSO AMÁVEL E PODEROSO SALVADOR
Nota: Nas visões de Apocalipse aparecem diversos livros, os quais afetam diretamente nosso destino, como podemos observar através dos seguintes exemplos:
Apocalipse 3:5 fala do livro ............
Apocalipse 21:27 se refere ao livro do ......... Do ..............
Apocalipse 20:12 menciona outros livros no plural.
Todos os livros são mencionados em conexão com o juízo.
Os que são salvos têm seus nomes no livro da vida e, por outro lado, serão apagados deste livro os nomes dos que rejeitam a Jesus.
Nos capítulos 4 e 5 de encontramos uma cena de angústia vivida por João ao descobrir que ninguém tinha poder para abrir os selos do misterioso livro escrito por dentro e por fora, que estava na mão do anjo. Não se sabe o que contém este livro.
2. Quem foi o único ser em todo o Universo, capaz de abrir o livro dos sete selos? Apocalipse 5:6-9
Nota: Segundo Apocalipse 5 , somente Jesus sabe quem será salvo e quem irá perder-se. Somente Ele, conhece os corações e quem em verdade é Seu.
É necessário que entreguemos a vida a Ele. Só Jesus nos purifica de todo pecado. IJoão 1:9
Somente Jesus é "poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da glória de Deus“. Judas 24
Na verdade, "abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos“.
Por isso é que João em Apocalipse 5 chorava sem consolo e sem nenhuma esperança até que apareceu Jesus. E também é explicado por que os 24 anciãos exclamaram com regozijo: "Digno és", quando Jesus interveio em favor daqueles pelos quais morreu.
3. Segundo os 24 anciãos de Apocalipse 5:8, 9, 12 , o que qualificou a nosso Senhor Jesus como o único ser digno de
abrir o livro selado?
"Porque foste .......... e com Teu ................. compraste para Deus, os que procedem de toda ............., ........., ..............e ............“
Nota: O título "Cordeiro" é mencionado 26 vezes em Apocalipse e se refere a Jesus.
Em João 1:29 No ritual simbólico do santuário do Antigo Testamento, o cordeiro era sacrificado no lugar do pecador e seu sangue limpava do pecado. No Novo Testamento é ensinado que é Jesus quem realiza esta obra.
4. Qual a força motivadora que impulsionou o sublime sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo? Apocalipse 1:5.
"Aquele que nos ........., e pelo seu .......,nos libertou dos nossos pecados.“
5. Por que tem valor substituinte (Ele morreu em nosso lugar) a morte de nosso Senhor Jesus?
1- Romanos 6:23 "Porque o salário do...........é a ................“
2- Hebreus 4:15 "Antes foi Ele tentado ........., à nossa semelhança, mas ................
3- 1Coríntios 15:3 "Cristo morreu ...................”
6. Que outro grande privilégio recebemos da parte de nosso Salvador ao aceitar Seu sacrifício? Apocalipse 1:6.
"E nos ............reino, ............para Deus..........."
Nota: No Antigo Testamento o ser humano se dirigia a Deus através do sumo sacerdote. Pela graça divina e através dos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, cada crente nEle, é feito sacerdote, permitindo-lhe ir a Deus diretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário