SHEKINAH THEOLOGICAL INSTITUTE
Dr. Jeremias Silva – Diretor
Este estudo visa fornecer suporte para se entender melhor as crises da vida e os meios de superação.
1- TÉCNICA NÃO DIRETIVA
Ensina que cada pessoa tem dentro de si mesma a solução dos problemas, é deixar a pessoa resolver o seu problema.
A pessoa descobre que precisa tomar as suas próprias decisões e encontrar as raizes do mal.
2- TÉCNICA DIRETIVA
É o contrário da técnica não diretica. O aconselhador tem a responsabilidade de descobrir as causas dos problemas, mas com a ajuda da pessoa.
3- TÉCNICA DE ACESSORAMENTO DA CRISE
É enfatizada pelo conselheiro quando tem que interferir na crise que impacta a familia e as
pessoas.
4- A DINAMICA DA CRISE
Crise é um estado no qual a pessoa fracassou em resolver o problema, passa por um desequilibrio e apresenta 4 características:
1. Sintoma de stress,
2. Atitude de panico ou derrota,
3. Enfoca a solução,
4. Eficiencia decrescente.
Entendendo a crise por outro angulo. É uma situação qualquer que venha ameaçar o seu bem estar, e interfere na rotina diária.
Todos nós somos alcançados pelas crises. É a morte de um parente, a perda de emprego, ou divorcio.
5- A CRISE PODE SER DIVIDIDA EM 2 PARTES:
1- As que estão acontecendo. (em andamento)
2- As acidentais – São imprevisiveis, e portanto surgem com mais força. Isso cria ansiedade e confusão, e a pessoa usa seus próprios métodos.
6- A UNICIDADE DA CRISE
Cada crise apresenta uma situação única. As circunstancias, pessoas, saude emocional, e a experiencia (falta), influenciam no resultado.
Algumas características que se apresentam nas crises são: ansiedade, impotencia, dependencia de outros, ira. E a ira é seguida de culpabilidade.
7- SUPORTANDO A CRISE
Se você tira lições das crises, as proximas que virão, serão mais fáceis de vencer.
Muitos tem medo de confrontar as crises, e assim sentem dificuldades no futuro. É então que o pastor de É então que o pastor deve apoiar.
8- ATITUDES SAUDÁVEIS E DOENTIAS DE CONTROLAR AS CRISES
ATITUDES DOENTIAS:
- Negar que o problema existe
- Fugir do problema (bebendo, drogando-se, saindo de casa)
- Recusa buscar e receber ajuda
- Esconde que tem sentimentos de dor, culpa, ira etc..
- Não analisa a situação,
- Não pensa de maneira prática para superar a crise,
7- Acusa os outros de causar a crise , e espera que os outros seja responsáveis em ajudar.
8- Vira as costas aos parentes e amigos,
9- Recusa orar pela crise,
10-Se convence que a crise é um castigo de Deus.
ATITUDES SAUDÁVEIS:
- Aceitar que existe o problema
- Se esforce para entender melhor a situação.
- Abra canais de comunicação com amigos, parentes, pastor e pessoas que podem ajudá-lo.
- Confronte os seus sentimentos negativos de dor, e pratique ações eficientes para tratar esses sentimentos,
- Separe o que pode mudar, daquilo que não tem solução.
- Seja prático ao tratar os problemas, mesmo que seja passo a passo,
- Aceite a responsabilidade de tratar os problemas, mesmo que tenha saido do controle,
- Aproxime-se de quem pode ajudá-lo,
- Ore com sinceridade
- Não esqueça que Deus é soberano.
9- INTERVENÇÃO NA CRISE
Não existe uma formula mágica de resolver crises, porém há algumas coisas que podemos fazer.
- FAÇA CONTATO – É dificil ajudar as pessoas que estão longe. Quanto mais perto, mais rápido devemos agir, e mais eficaz será a intervenção.
- REDUZA A ANSIEDADE – Isso não se consegue pedindo a pessoa que mude o pensamento. A pessoa quer falar da situação, explicar, pensar no passado. O conselheiro precisa ter calma, e ouvir a pessoa. Rm8:28
10- CENTRALIZE NOS PROBLEMAS
Numa crise ouvimos muitos assuntos, mas o conselheiro precisa tomar algumas atitudes.
1. Ajude a pessoa a explorar a situação, descrevendo seus sentimentos, pensamentos e planos. Isto ajuda a identificar os problemas e tratá-los.
Chegando ao verdadeiro problema, faça uma lista dos recursos disponiveis (dinheiro, pessoas, capacidade, tempo, etc…).
11- INCENTIVE PARA QUE HAJA AÇÃO
Com ajuda ou sem ajuda, a pessoa deve decidir e agir. Porém muitos sentem insegurança, então o conselheiro deve ajudar a pessoa a ajudar a si mesma.
Há pessoas que só despertam quando são motivadas.
12- AJUDE COM ACEITAÇÃO
Entender a crise, é uma atitude decisiva para vencer. Muitas crises trazem mudanças permanentes. (morte de um parente)
13. JESUS É O MAIOR CONSELHEIRO PARA TODAS AS CRISES.
O Evangelho de João no capítulo 11 apresenta um exemplo de intervenção numa crise.
- A irmã de Lázaro envia uma mensagem para Jesus. v. 3
2. Explicou aos discípulos o que acontecia. v.4,14,15
3. Deixou Marta expressar seus sentimentos. v.21,22,32
4. Jesus lhe deu segurança e esperança. v. 23,25,26
5. O próprio Jesus se apresenta como ressurreição e vida. v. 25
6. Jesus não mandou as pessoas pararem de chorar, Ele mesmo chorou. v.33-36
7. Jesus recebeu as criticas dos que estavam tristes. v. 37
8. Ficou profundamente comovido. v.38
9. Jesus tomou uma atitude.
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