SHEKINAH

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quarta-feira, 23 de junho de 2010

SHEKINAH THEOLOGICAL INSTITUTE

ESTUDO EXPOSITIVO DA CARTA AOS COLOSSENSES

O estudo da Carta aos Colossenses apresenta o Legalismo, Adventismo, Sincretismo,

Batalha espiritual, e o Senhorio de Cristo.

1- INFORMAÇÕES GERAIS
1. A carta aos Colossenses foi escrita em 61 d.C durante a primeira prisão de Paulo em Roma.

2. Tiquico levou as cartas aos Efésios, Colossenses e Filemon

3. A cidade de Colossos ficava a 160km a oeste de Éfeso.

4. A Igreja de Colosseses surgiu através do trabalho que o apostolo Paulo fez em Éfeso durante 3 anos, por volta de 52 a 55 d.C (Atos 19:10; 20:31)

5. Epafras, nativo da cidade e provavelmente converteu-se através de Paulo, deve ter sido o fundador e lider da Igreja (1:7,8; 4:12,13)

6. A Igreja devia reunir-se na casa de Filemon. (Fm 2)

2- MOTIVOS DA CARTA

1- Epafras pediu a ajuda de Paulo porque começou a surgir falsas doutrinas, que ameaçavam a Igreja. 2:8,9

2- Epafras procurou Paulo, porque esteve preso com ele em Roma

3- As falsas doutrinas eram uma mistura de heresia, paganismo, ocultismo, legalismo judaico e cristianismo.

Uma das heresias que os gnosticistas ensinavam, que Jesus não era completamente Deus, nem completamente homem. Era apenas um ser semidivino, que ligava o abismo entre Deus e o mundo.

Os gnósticos achavam que podiam melhorar o cristianismo por meio da filosofia grega, culto místico aos poderes angelicais, e assim formar uma elite dos que realmente conheciam, não a Cristo, mas a especulação religiosa.

Também a heresia continha elementos judaicos com o intuito de novamente colocar o cristão debaixo do jugo da lei (veja as frases: “dia de festa, lua nova, sábados”(2:16).

3- QUATRO PROPÓSITOS DE PAULO NESTA CARTA

1. Expor e rejeitar a heresia,

2. Ensinar a verdade, e alertar dos perigos de retornar ao paganismo,

3. Ajudar os irmãos Colossenses,

4. Inspirar e promover o amor e a harmonia entre os irmãos.


4- O QUE É FALADO SOBRE JESUS

Os falsos mestres em Colossos tinha rebatido algumas das principais doutrinas do Cristianismo, nada menos que a divindade, a autoridade absoluta e suficiência de Cristo.

Colossenses apresenta Cristo como Senhor supremo e em cuja suficiência o crente encontra crescimento e aperfeiçoamento. (1:15-20)

Os primeiros dois capítulos apresentam e defendem essa verdade; os últimos dois desvendam as implicações práticas.

A supremacia de Jesus Cristo, é porque Ele é o único, eterno, amado Filho e Herdeiro de Deus. (1:13,15). Nele habita a totalidade dos atributos, essência e poder divinos. (1:19; 2.9).

Jesus é a revelação e representação exata do Pai, e tem prioridade no tempo e primazia em toda a criação. (1:5).

Não há motivo para temer os poderes espirituais demoníacos ou buscar supersticiosamente a proteção deles, pois Cristo neutralizou o poder do maligno na cruz (2:15), e os colossenses compartilhavam de seu triunfante poder de ressurreição (2:20).

Jesus Cristo é soberano e suficiente, não é apenas Criador do universos, mas também o preserva (1:17), é seu princípio de união e meta (1:16).

A suficiência de Jesus, é por causa da sua superioridade. A convicção da soberania absoluta de Cristo impulsionou a atividade missionária de Paulo. (1:27-29)

Jesus é supremo na igreja como seu Criador e Salvador (1:18).

Jesus é supremo na salvação (3:11).

Ele é a vida e líder dela, e a igreja só deve submeter-se a ele.

Os crentes devem permanecer arraigados a ele ( 2.6-7) ao invés de se encantarem com especulações e tradições vazias (2.8,16-18)

PAULO DECLARA A AUTORIDADE DE CRISTO DE 4 FORMAS

1- Cristo é o Senhor de toda a criação.

2- Sua autoridade criativa abrange todo o universo material e espiritual (1.16).

3- Claro que isso inclui os anjos e planetas. (1:16; 2.10)

4- Cristo merece ser louvado ao invés dos anjos. (2:18)

Em Jesus todas as barreiras devem cair. Ele transformou os cristãos em uma única família onde os membros são iguais em perdão e adoção; é ele quem importa, em primeiro e em último lugar. Portanto, contrário à heresia, não há qualificações ou exigências especiais para vivenciar o privilégio de Deus (2:8-20).

Os capitulos 3 e 4 apresentam as implicações práticas de Cristo na vida diária dos colossenses.

Paulo usa a palavra “Senhor” nove vezes em 3.1-4.18, o que indica que a supremacia de Cristo invade cada aspecto de seus relacionamentos e atividades.

Pr. Jeremias Silva

Shekinah Theological Institute

Um comentário:

  1. ola a paz! muito abençoado o seu blog e este estudo é uma bençao! que Deus continue t abeçoando em nome de Jesus! visite o meu blog se desejar http://ruthclelia.blogspot.com e http://prwagnerdesouza.blogspot.com

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