SHEKINAH

SHEKINAH

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AULA DO INSTITUTO TEOLÓGICO SHEKINAH

Dr. Jeremias Silva, Professor

PSICODINAMICA DAS CORES

Você é crente sabe a relação entre o significado do vermelho da Coca-Cola com o significado do vermelho do Diabo. Se você não for, provavelmente isso não faz o menor sentido. Para cada pessoa, numa determinada ocasião, num determinado objeto, o significado das cores pode ser diferente, veja:

Mas porquê será que a Coca-Cola e o Diabo foram pintados com a cor vermelha?

Para responder a essa pergunta sobre o significado das cores, basta procurar o contexto em que esses símbolos estão inseridos. No Ocidente, a cor vermelha chama muito mais a atenção do que no Oriente porquê lá eles tinham fontes naturais para extrair pigmentos vermelhos há muito mais tempo. Lembre-se de que os portugueses deram o nome de Brasil para nosso país porque aqui crescia naturalmente árvores de Pau-Brasil, de onde se extraia um líquido vermelho para tingir tecidos.

Nessa época, só os nobres podiam vestir vermelho. O significado da cor representava riqueza, ostentação. Hoje em dia, o significado do vermelho já não é mais o mesmo, pois surgiram outras fontes de pigmentos muito mais baratas, permitindo que todos vestissem vermelho se quisessem.

Nas cidades frias, raramente alguém sai na rua vestido de vermelho. Por isso as pessoas preferem usar roupas escuras, que retém mais o calor (o pigmento preto é o que retém mais a luz do sol). Se você morar numa cidade mais quente, provavelmente será outra realidade.

Você deve ter percebido que o significado das cores é muito relativo. Isso não significa que não podemos fazer uma relação entre o significado do vermelho da Coca-Cola e do vermelho do Diabo.

Se o Diabo é a tentação personificada, a Coca-Cola é a tentação engarrafada, então eles precisam chamar a atenção.

A PSICOLOGIA DAS CORES

Desde o inicio da civilização, o homem relaciona-se com as cores de forma muito peculiar. As pinturas rupestres, feitas nas rochas, usando o ocre para executá-las (gordura vegetal e animal), confirmam uma relação mais antiga do que podemos supor. Alguns estudos apontam para a possibilidade de algumas dessas pinturas terem por volta de 50.000 anos.

As cores são usadas para transmitir sensações, emoções, ou seja, servem como forma de expressão. A ausência de cores pode ser encarada como tristeza enquanto a presença pode trazer uma sensação de alegria. Na psicologia, existem estudos científicos sobre a influência das cores no comportamento humano. Na publicidade, as cores são meticulosamente usadas para despertar desejos e sensações em seu público alvo, baseada nos estudos psicológicos.

Marshal McLuhan, um ícone nas teorias da comunicação, afirmou: “Todas as mídias são modelos subliminares”. Quando se trata da aplicação de cores na comunicação de modo geral, tal afirmação é incontestável.

A escolha de cada cor, como em um cartão de visita, logomarca ou folder, por exemplo, traz consigo uma mensagem subliminar para que a idéia seja transmitida e assimilada de forma eficaz.

Cada cor tem seu apelo, seu significado. Saber disso é o primeiro passo. Logo, conhecer o significado de cada cor é indispensável na hora de criar o material gráfico para uma empresa. Desde a logomarca até o cartão de visita, a escolha certa das cores faz toda a diferença.

Todas as cores que estão na sua casa e envolvem tudo que está ao seu redor, está relacionado a sua personalidade.

A preferencia por uma cor, muitas vezes reflete o seu estado de animo,

O seu temperamento básico, e em algumas pessoas, significa o estado de animo que elas gostariam de alcançar. Vejamos:

1- Qual é a sua cor favorita?

2- Você sabe por que ?

Muitas vezes notamos numa pessoa, o uso constante de uma determinada cor na sua maneira de vestir.

PRETO

1- Significa separação, tristeza, seriedade, nobreza, pesar

2- É mistério e fantasia, trazendo consigo uma idéia de sofisticação e luxo.

3- Dignidade, austeridade e seriedade. Para serviços e produtos de segurança e proteção.

4- Traz a sensação de frio e limpeza. Utilizado para obter paz, harmonia e equilíbrio. Melhor para produtos do que para serviços.

BRANCO

1- Significa inocencia, infancia, estabilidade absoluta, harmonia

2- Apresenta pureza, verdade, inocencia, calma, sinceridade,

3- Demonstra que é uma pessoa de confiança

4- Transmite Energia, vitalidade, paz, perfeição, dignidade, sabedoria e criatividade

CINZA

1- Indica discrição, desconsolo, desanimo.

2- Transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
Na publicidade, é muito usado para atitudes neutras e diplomáticas.

BEGE

1- Cor que transmite calma e passividade.

2- Conduz ao clássico.

3- No relacionamento pessoal, significa neutralidade.

É usado para passar sensação de antiguidade.

VERMELHO

1- Aumenta a atenção, é estimulante, inovador.

2- Desperta o senso de competitividade e abre o apetite. Paixão, força, calor e vitalidade. Para esportes, academias, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis.

3- Representa grande atividade, vitalidade, emoção, ação, perigo, agresividade (no bom sentido)

4- O que faz é direcionado ao exito e a conquista,

5- Deseja alcançar alegria, felicidade e prazer na vida,

6- Elegancia, paixão, conquista, requinte e liderança,

7- É ativo e empreendedor.

O vermelho geralmente não é um espectador, porque representa “impacto da vontade”.

LARANJA

1- Regozijo, festa, prazer, alegria, entusiasmo, disposição e otimismo.

2- Brilho do sol, aurora

3- Pode ser usado em casos semelhantes ao vermelho, com resultado mais moderado.

4- Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. Utilizado para produtos alimentícios e restaurantes, área gastronômica em geral.

AMARELO

1- Significa egoismo, ciume, ódio, sorriso, agilidade, harmonia e sabedoria

2- É visível à distância, indica luminosidade. Inteligência, comunicação e bom humor.

3- Os produtos e serviços de comunicação e indústrias de entretenimento, especialmente para vendas, utilizam o amarelo.

4- Usado para produtos alimentícios, restaurantes e área gastronômica.

5- Representa brilho, esplendor, alegria e esperança,

6- É otimista, e deseja sempre alcançar mais felicidade.

7- Significa leveza e descontração, juventude, alegria, energia.

Sonhar com amarelo significa que você confia em si mesmo e na sua capacidade.

A pessoa que prefere amarelo, está procurando liberdade para ser criativo. É ativa, investigadora e possui iniciativa.

O amarelo representa ainda espontaneidade.

DOURADO

1- Simboliza a essencia de Deus, Sabedoria e conhecimento,

2- Fortaleza, riqueza e revitaliza o animo

3- Transmite segurança pessoal, equilibra a mente e apresenta idéias criativas

VERDE

1- Esperança, natureza, juventude, versatilidade, simpatia e renovação.

2- Dá sensação de repouso, desejo e equilibrio.

3- Utilizado por profissionais da área de saúde, loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal,

4- Introspectiva, defensiva, passiva e possesiva, dá atenção aos detalhes.

5- É caracterizada pela precisão, desejo de ser reconhecida e acertiva.

6- Gosta de perseverar, impressionar, e de estar no controle.

AZUL

1- Sensibilidade, confiança, harmonia, afeto, independência e tradição.

2- Simboliza a lealdade, fidelidade, amizade, personalidade e sutileza.

3- Para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de altos investimentos que necessitem mostrar confiabilidade - por exemplo: vendas de carros.

4- É aquele que busca a paz, e um ambiente tranquilo

5- Gosta de um som tranquilo, sensivel e introspectivo,

6- Trabalha sempre em favor da unidade e daquilo que é saudável,

7- As pessoas são reservadas e dedicadas,

8- Gosta de sentir-se emocionalmente bem, sabem amar

9- A cor significa “profundidade de sentimentos”.

PÚRPURA

1- Prosperidade, nobreza, justiça, misticismo e respeito.

2- Utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários.

3- Sofre de insegurança,

4- Necessita de um mundo de fantasia,

5- Não é realista, mnas é romantico,

6- Procura por experiencias excitantes,

Geralmente quem gosta são os jovens, porque ainda estão fixados na infancia, o seu mundo mágico.

ROSA

1- Significa ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos,

2- Ausencia de maldade,

3- Indica romance, sensualidade, e beleza.

LILÁS

1- Calma, autocontrole, dignidade, violencia, enfado, engano.

COMBINAÇÃO DE CORES

Quando duas ou mais cores são combinadas, alteram o significa delas, por que:

1- Pode agregar,

2- Pode Potencializar ou

3- Pode Anular o efeito desejado.

Por isso, o equilíbrio entre harmonia e contraste é primordial para melhor visualização de um nome.

AFINAL, QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

AZUL E BRANCO

1- Estimulante, predispõe à simpatia,

2- Oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO

1- Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO

1- Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE

1- Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO

1- Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE

1- Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade.

2- Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

AZUL E BRANCO

1- É estimulante e predispõe à simpatia

2- Oferece a sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO

1- É estimulante da espiritualidade,

2- É a combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO

1- Dá a sensação de antipatia

2- Deixa o indivíduo preocupado,

3- Desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE

1- É estimulante, mas de pouca eficácia publicitária

2- Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO

1- É estimulante e eficaz em publicidade,

2- Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE

1- Produz atitude passiva em muitas pessoas,

2- É ineficaz em publicidade,

3- Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.

AZUL MARINHO

1- Sonhar com azul marinho demonstra uma grande fonte de tranquilidade interior.

2- Simboliza serenidade, tranquilidade felicidade.

ALGUNS CASOS NA PSICOLOGIA PASTORAL

Da mesma forma que na medicina existe casos que são normais, ou comuns, como: febre, gripe etc... Assim também no Aconselhamento Pastoral temos alguns casos que se apresentam mais vezes que outros.

O nosso propósito neste estudo é identificar os problemas mais comuns, e como devemos tratá-los.

1- ASSESSORIA PRÉ MATRIMONIAL

O objetivo e ajudar os futuros casais, com orientação dinamica para o casamento.


2- METAS PARA AJUDA

1- O objetivo é ajudar o casal a examinar sua maturidade, para o matrimonio e para vida familiar.

2- Há 3 pontos essencias para alcançar isso:

1- Recolher informações sobre a personalidade de cada um, a classe social, e os sentimentos.

2- Identificar o papel e a atitude que cada um espera do casamento.

3- Apresentar fracassos e sucesso no matrimonio.

3- EVIDENCIAS DE MATURIDADE

1- OBJETIVIDADE – Observar a realidade sem ser afetado pelos sentimentos.

2- Ter um conceito realista do casamento. Ver o casamento como é, e não como uma fuga. Porque de acordo com o modo de vida, pode atrair novos problemas e responsabilidades.

3- Ter um conceito de amor, baseado na realidade.

4- Ter um padrão de vida conjugal, segundo a palavra de Deus.

5- Conhecimento de si mesmo.

6- Enfrentar os problemas de forma construtiva, visando o beneficio do casal.

7- Aceitar a responsabilidade pelos erros pessoais.

8- A maturidade é alcançada, quando nos preocupamos com o próximo, como conosco mesmo.

9- Possuir planos realistas.

10- Ter maturidade nas atitudes e também na sexualidade.

4- PRIMEIRA ENTREVISTA

Começamos pedindo ao casal para falar do noivado

1- Como se conheceram?

2- Quanto tempo tem de noivado?

3- Em que trabalham?

4- O que atraiu um ao outro?

5- SEGUNDA ENTREVISTA

O propósito é incentivar a explorar algumas atitudes, relacionadas ao amor e ao casamento. Verifique em que o casal crê, e o que significa o amor para eles.

1- Qual o significado do amor conjugal e suas relações.

2- O amor entre o casal, tem crescido? Peça que eles deem exemplos.

3- Como pensar em agir, sendo os dois uma só carne, e ao mesmo tempo manter a identidade pessoal.

4- Um tem atração física pelo outro? Como está ocorrendo e se aprofundando?

5- Habilidade na comunicação. O casamento possui 2 elementos essenciais:

1- Companheirismo – Compartilhando,

2- Carinho

6- Explorar o que cada um gosta ou não no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário