AULA DO INSTITUTO TEOLÓGICO SHEKINAH
Dr. Jeremias Silva
EXEMPLO DE UMA ENTREVISTA DE ACONSELHAMENTO
Vamos apresentar como exemplo uma entrevista realizada em um acampamento de jovens.
O Objetivo é ensinar as diferentes formas de como as pessoas procuram ajuda.
1- Algumas vezes vem diretamente a nós,
2- Outras vezes enviam uma mensagem inconsciente,
3- Ou consciente por telefone ou outro meio qualquer.
Certo dia no acampamento pedi a um jovem estudante de teologia, que escrevesse algumas perguntas que eu havia preparado para o estudo Bíblico.
Quando o jovem entregou-me a folha com as perguntas notei, que havia escrito tudo em vermelho. Notei que algo não estava bem, porque era uma reação do inconsciente pedindo ajuda. Daí então é iniciada a entrevista.
- Por que você escreveu com letra vermelha.
R: Porque já encontrei assim.
- Não parece uma boa desculpa. Você tem medo da morte ?
R: Não
- Como você se sente num funeral ?
R: muito mau
- Você sabe por que ?
R: Porque lembro da morte do meu irmão. Sim hoje é o terceiro ano que ele morreu. Era muito jovem e inteligente, estava estudando engenharia; e de repente ficou doente e morreu.
- Como era o seu relacionamento com ele?
R: discutíamos muito, e muitas vezes desejei que ele morresse. Isso me dá sentimento de culpa. Sinto-me culpado por sua morte. Sinto-me hipócita estudando teologia. Vejo que outros são mais dedicados em buscar ao Senhor.
Durante a conversa urgiram outros problemas, mas já temos material suficiente para o que queremos apresentar.
Durante a entrevista alguns problemas se manifestam:
1- Culpabilidade pela morte do irmão,
2- Dúvida sobre a chamada ministerial’
Falei sobre a contenda entre irmãos, que sempre acontece. E falamos coisas que na verdade não queremos que aconteça.
Sobre a chamada ministerial, expliquei que Deus usa experiencias diferentes da nossa vida, para cumprir a sua vontade.
Falei com ele que ia orar no final, e que ele pedisse perdão ao Senhor, por tudo que ele desejou para o seu irmão.
PSICODINAMICA DAS CORES
Você é crente sabe a relação entre o significado do vermelho da Coca-Cola com o significado do vermelho do Diabo. Se você não for, provavelmente isso não faz o menor sentido. Para cada pessoa, numa determinada ocasião, num determinado objeto, o significado das cores pode ser diferente, veja:
Mas porquê será que a Coca-Cola e o Diabo foram pintados com a cor vermelha?
Para responder a essa pergunta sobre o significado das cores, basta procurar o contexto em que esses símbolos estão inseridos. No Ocidente, a cor vermelha chama muito mais a atenção do que no Oriente porquê lá eles tinham fontes naturais para extrair pigmentos vermelhos há muito mais tempo. Lembre-se de que os portugueses deram o nome de Brasil para nosso país porque aqui crescia naturalmente árvores de Pau-Brasil, de onde se extraia um líquido vermelho para tingir tecidos.
Nessa época, só os nobres podiam vestir vermelho. O significado da cor representava riqueza, ostentação. Hoje em dia, o significado do vermelho já não é mais o mesmo, pois surgiram outras fontes de pigmentos muito mais baratas, permitindo que todos vestissem vermelho se quisessem.
Nas cidades frias, raramente alguém sai na rua vestido de vermelho. Por isso as pessoas preferem usar roupas escuras, que retém mais o calor (o pigmento preto é o que retém mais a luz do sol). Se você morar numa cidade mais quente, provavelmente será outra realidade.
Você deve ter percebido que o significado das cores é muito relativo. Isso não significa que não podemos fazer uma relação entre o significado do vermelho da Coca-Cola e do vermelho do Diabo.
Se o Diabo é a tentação personificada, a Coca-Cola é a tentação engarrafada, então eles precisam chamar a atenção.
A PSICOLOGIA DAS CORES
Desde o inicio da civilização, o homem relaciona-se com as cores de forma muito peculiar. As pinturas rupestres, feitas nas rochas, usando o ocre para executá-las (gordura vegetal e animal), confirmam uma relação mais antiga do que podemos supor. Alguns estudos apontam para a possibilidade de algumas dessas pinturas terem por volta de 50.000 anos.
As cores são usadas para transmitir sensações, emoções, ou seja, servem como forma de expressão. A ausência de cores pode ser encarada como tristeza enquanto a presença pode trazer uma sensação de alegria. Na psicologia, existem estudos científicos sobre a influência das cores no comportamento humano. Na publicidade, as cores são meticulosamente usadas para despertar desejos e sensações em seu público alvo, baseada nos estudos psicológicos.
Marshal McLuhan, um ícone nas teorias da comunicação, afirmou: “Todas as mídias são modelos subliminares”. Quando se trata da aplicação de cores na comunicação de modo geral, tal afirmação é incontestável.
A escolha de cada cor, como em um cartão de visita, logomarca ou folder, por exemplo, traz consigo uma mensagem subliminar para que a idéia seja transmitida e assimilada de forma eficaz.
Cada cor tem seu apelo, seu significado. Saber disso é o primeiro passo. Logo, conhecer o significado de cada cor é indispensável na hora de criar o material gráfico para uma empresa. Desde a logomarca até o cartão de visita, a escolha certa das cores faz toda a diferença.
Todas as cores que estão na sua casa e envolvem tudo que está ao seu redor, está relacionado a sua personalidade.
A preferencia por uma cor, muitas vezes reflete o seu estado de animo,
O seu temperamento básico, e em algumas pessoas, significa o estado de animo que elas gostariam de alcançar. Vejamos:
1- Qual é a sua cor favorita?
2- Você sabe por que ?
Muitas vezes notamos numa pessoa, o uso constante de uma determinada cor na sua maneira de vestir.
PRETO
1- É mistério e fantasia, trazendo consigo uma idéia de sofisticação e luxo.
2- Dignidade, austeridade e seriedade. Para serviços e produtos de segurança e proteção. Branco – Pureza, calma e sinceridade.
3- Traz a sensação de frio e limpeza. Utilizado para obter paz, harmonia e equilíbrio. Melhor para produtos do que para serviços.
BRANCO
1- Nos conduz a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
CINZA
1- Indica discrição.
2- Transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
Na publicidade, é muito usado para atitudes neutras e diplomáticas.
BEGE
1- Cor que transmite calma e passividade.
2- Conduz ao clássico.
É usado para passar sensação de antiguidade.
VERMELHO
1- Aumenta a atenção, é estimulante, inovador.
2- Desperta o senso de competitividade e abre o apetite. Paixão, força, calor e vitalidade. Para esportes, academias, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis.
Representa grande atividade e vitalidade,
3- O que faz é direcionado ao exito e a conquista,
4- Deseja alcançar alegria, felicidade e prazer na vida,
5- Elegancia, paixão, conquista, requinte e liderança,
6- É ativo e empreendedor.
O vermelho geralmente não é um espectador, porque representa “impacto da vontade”.
LARANJA
1- Alegria, entusiasmo, disposição e otimismo.
2- Pode ser usado em casos semelhantes ao vermelho, com resultado mais moderado.
3- Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. Utilizado para produtos alimentícios e restaurantes, área gastronômica em geral.
AMARELO
1- É visível à distância, indica luminosidade. Inteligência, comunicação e bom humor.
2- Os produtos e serviços de comunicação e indústrias de entretenimento, especialmente para vendas, utilizam o amarelo.
3- Usado para produtos alimentícios, restaurantes e área gastronômica.
4- Representa brilho, esplendor, alegria e esperança,
5- É otimista, e deseja sempre alcançar mais felicidade.
6- Significa leveza e descontração, juventude e alegria.
A pessoa que prefere amarelo, está procurando liberdade para ser criativo. É ativa, investigadora e possui iniciativa.
O amarelo representa ainda espontaneidade.
VERDE
1- Esperança, versatilidade, simpatia e renovação.
2- Dá sensação de repouso.
3- Utilizado por profissionais da área de saúde, loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal,
4- Introspectiva, defensiva, passiva e possesiva, dá atenção aos detalhes.
5- É caracterizada pela precisão, desejo de ser reconhecida e acertiva.
6- Gosta de perseverar, impressionar, e de estar no controle.
AZUL
1- Sensibilidade, independência e tradição.
2- Simboliza a lealdade, fidelidade, personalidade e sutileza.
3- Para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de altos investimentos que necessitem mostrar confiabilidade - por exemplo: vendas de carros.
4- É aquele que busca a paz, e um ambiente tranquilo
5- Gosta de um som tranquilo, sensivel e introspectivo,
6- Trabalha sempre em favor da unidade e daquilo que é saudável,
7- São confiantes e dedicados,
8- Gosta de sentir-se emocionalmente bem,
9- A cor significa “profundidade de sentimentos”.
New York, Novembro, 30 de 2009
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