
VERDADES E MENTIRAS
Qual é a primeira coisa que você ensina a alguém que deseja aprender a ler e escrever? Tempos Verbais? Figuras de linguagem? advérbios? A menos que você esteja aprendendo uma língua não fonética, acredito que você começaria pelo alfabeto. Não dá para aprender a escrever em português sem conhecer cada uma das letras.
E para alguém que deseja aprender matemática? Por onde você começaria? Múltiplos divisores comuns? Raiz quadrada? Sistemas? Não. Conhecer os numerais, é fundamental para entender a matemática. Primeiro aprendemos os números, depois a contar, e depois as operações matemáticas.
E sobre pintura? Por onde começar? Pelo impressionismo? Também não. Aprendemos primeiro as cores, depois as cores básicas, e depois as demais técnicas e estilos.
E quanto a música? Por onde começamos? Claro, pelas notas musicais e seus respectivos sons. Não dá pra tocar uma obra de Bach sem dominar esta informação.
Creio que você entendeu o que quiz dizer. Eu dei exemplos de fundamentos. Eles existem para todas as esferas da sociedade. São peças de informação que definem todo o restante. Por exemplo, aprender a contar errado, fará com que toda e qualquer operação matemática construída a partir dela seja errada, muito embora você até acredite que esteja fazendo a operação de forma correta e diligente. O mesmo vale para o alfabeto, trocar o som do “r”pelo “l” fará de você um eterno “cebolinha”.
Especialmente no que diz respeito a cultura, nossa civilização insiste em relativizar certos fundamentos. Por exemplo, você ja ouviu alguém dizer: “esta é a sua verdade, não a minha.” ? Por certo que sim. Acontece que a verdade não é relativa, e sim constante. Nada começa sendo verdade, e termina sendo mentira ou vice-versa. Nada é parte verdade. Verdade eMentira são estados absolutos que não se mesclam, como água e óleo. Podem até ocupar o mesmo recipiente, porém um jamais assume as propriedades do outro.
A grande razão dos problemas de nossas sociedades, é que mudamos os valores fundamentais verdadeiros que são responsáveis pela saúde de nossa cosmovisão, por outros falsos, que constroem uma visão atrofiada, injusta, decaída e parcial do universo.
Estes valores falsos, são distorções dos verdadeiros, algumas vezes tão sutís que passam despercebidos aos olhos de muitos. Eles acabam sempre gerando idéias, atitudes, comportamentos e até tradições, no meio do grupo.
Deixem-me dar alguns exemplos:
A Qualidade de vida é superior a Vida.
Uma sociedade comprometida com a vida, estará empenhada em sua proteção e manutenção de forma ampla e incondicional, ao passo que uma sociedade comprometida com qualidade de vida esta empenhada em sentir-se bem a qualquer custo. Para evangelho, a vida é um bem sagrado. Enquanto a proteção a vida é altruísta e visa o bem comum, a qualidade de vida é egoísta e visa o próprio bem estar. Ela abre espaço para a eutanásia, aborto, seleção genética e tantas outras práticas que propôem livrar o indivíduo ou mesmo o grupo de um possível desconforto.
Alguns homens são superiores a outros.
Este valor fundamentado na mentira permitiu que nossas sociedades por séculos aceitassem escravatura e estimulassem a sua prática. O subterfúgio moral que justificava a prática era de que os escravizados eram menos humanos que os escravizadores. E hoje ainda, este valor está enraizado em nossas culturas, afirmando que alguns indivíduos jamais serão capazes disto ou daquilo pois são inferiores, seja intelectualmente, seja socialmente. Este pensamento inspira práticas paternalistas, que embora tragam certo alívio a alguns problemas sociais, não solucionam suas causas. A Bíblia por outro lado, ensina que todos os indivíduos foram criados segundo a imagem e semelhança de Deus, são portadores do seu fôlego de vida, merecedores de respeito, e igualmente capazes de fazer n’Ele todas as coisas.
O Macho é superior a Fêmea.
Uma mentira presente em todas as sociedades de formas ligeiramente diferentes. Em alguns círculos sociais prevalece a mentira de que o macho, é superior, mais capaz ou mais inteligente. Certas religiões orientais que acreditam em reencarnação, afirmam que se um homem cometer muitos pecados nesta vida, em punição na próxima existência retornará como uma mulher. E ainda que: se você nasceu mulher deve sofrer como mulher neste ciclo para que possa retornar como homem na próxima vida. Um dos costumes numa cerimônia de casamento tradicional nepale, é o de a noiva lavar os pés de seu marido e em seguida beber a água usada. Esta tradição apenas exemplifica o tipo de relacionamento que aguarda os dois, onde o marido é superior, e a esposa não possue qualquer dignidade.
O outro lado é o do movimento feminista radical, que ensina que a mulher e o homem são iguais e possuem os mesmos direitos. Mas como uma mulher se torna igual ao homem, para o movimento feminista? Fazendo tudo o que um homem faz. Em outras palavras, para este movimento, não ha dignidade em ser mulher. Esta, para ter valor, precisa fazer o que faz um homem, tornando-se como homem. Em ambos prevalece a mesma mentira, de que o macho é superior pelo que faz.
A Bíblia por outro lado, ensina que macho e fêmea foram formados a imagem de Deus igualmente dignos por serem o que são: Homem e Mulher. Ambos mordomos da criação, ambos espelhos da glória de Deus, e proclamadores do seu Reino.
A Biblia ensina que há um patrocinador para estas mentiras que apresentei acima. Este patrocinador é especialista na prática da mentira, e sabe muito bem como apresentá-la a sociedade de forma tal, capaz de enganar a muitos. Seu nome é Satanás, e ele não é a figura mitológica de chifre e rabo que pintaram pra você. Você pode até ainda não acreditar na sua existência, mas será complicado negar as suas obras. Ele é uma criatura astuta completamente comprometida em destruir o seu futuro. A Bíblia diz que ele mente não apenas a indivíduos, mas também a nações inteiras.
Não pensem por exemplo que a corrupção no Brasil é um problema apenas do governo Brasileiro. É um problema do brasileiro. A corrupção existe porque aprendemos a cultivá-la. Enquanto nação, acreditamos na mentira de que não é possível prosperar com honestidade, que sempre há um jeitinho mais fácil e rápido, que o mundo é dos espertos.
Quando estas mentiras, ocupam o lugar da verdade em nossa cosmovisão, a justiça cede lugar a injustiça, o direito a corrupção, e a prosperidade a pobreza.
A boa notícia é que você não precisa deixá-lo fazer isto. Pouco importa o que fizeram você acreditar até hoje, a Bíblia diz que o conhecimento da verdade nos libertá. A verdade a que me refiro não é uma filosofia, ou idéia. Jesus Cristo se apresenta como o caminho, a verdade e a vida. É deste conhecimento fundamental da verdade que você precisa.
C.S. Lewis disse que “Não há campo neutro no universo. Cada polegada, cada milésimo de segundo, é reivindicado por Deus e reivindicado por Satanás“. Acredite, não há meio termo. Ou você opta pela verdade ou pela mentira.
Escolha seu lado.
Ana Lúcia Louback
Nenhum comentário:
Postar um comentário